segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva do Dadá


"Nesse blog celebro a amizade, porque sem ela nada disso teria importância."

Amigos do Ritmo - Formação Original

Foi com essa frase que comecei esse blog e é com essa frase que termino o ano de 2012. Se eu tenho que escolher uma palavra que defina o ano, essa palavra definitvamente é Samba! Em 2012 tive a oportunidade de conhecer os lugares consagrados que fizeram do Rio de Janeiro a capital do Samba, ritmo que amo tanto. A lista é gigante e tenho um orgulho absurdo dela:

Antigamente, Beco do Rato, Renascença Clube, Samba do Trabalhador, Samba Solidário, Trem do Samba, Bip Bip, Samba Luzia, Cacique de Ramos, Carioca da Gema, Badalo da Rocinha, Far Up, Feijoada dos Poetas, Feijoada da Tia Surica, Feijoada de São Jorge, Feijoada do Salgueiro,  Portela, Salgueiro, Mangueira, Unidos da Tijuca, Vila Isabel, São Clemente, Bloco de Segunda, Simpatia é quase amor, Escravos da Mauá, Carmelitas, Bloco da Preta, Cordão do Bola Preta, Fundição Progresso, Circo Voador e muitos outros.

Nuvem de Samba

É muito dificil escolher o melhor ou até mesmo fazer um ranking dos melhores lugares que fui. O que posso dizer é que cada um foi responsável por uma emoção diferente. De todos os citados acima, ressalto o Samba Luzia que une um samba de primeira qualidade e uma vista maravilhosa da Baia de Guanabara, tornando-se o samba da laje mais famoso do mundo. O Cacique de Ramos, templo do Fundo de Quintal e palco onde foi apresentado grandes composições de geniais artistas. A Pedra do Sal pela sua história e pela energia contagiante que emana dessa roda, onde todos cantam juntos irradiando alegria. E o Samba do Trabalhador, fonte de novas composições e prova de que o samba está muito longe de morrer.

2012 foi também o ano de novidades e surpresas. Um ano onde aprendi que tudo é possível. (Até mesmo aprender a tocar o tamborim e a fazer um carreteiro de qualidade). 

Aula de Tamborim no Salgueiro (Oficina do Mestre Marcão)
Aula de Tamborim no Arytmética do Samba (Mestre Ary e Mestre Moises)


E 2012 foi também um ano de acontecimentos ruins, mas honestamente, para que comentar esse tipo de coisa? Aprendi com minha religião que as coisas ruins só acontecem para que possamos melhorar enquanto seres humanos. Tenho isso como verdade absoluta e encaro as coisas ruins como parte fundamental do processo viver.

Minha expectativa para 2013? Deixo a vida me levar e boto tudo nas mãos de Deus. Tenho certeza de que os planos dele são os melhores. A única coisa que tenho certeza que quero é ser feliz, mas principalmente trazer um pouquinho de felicidade para todos os meus amigos e todos aqueles que por qualquer motivo esbarrar comigo nos bares e sambas da vida.

Segue uma coleção de fotos para relembrar e celebrar esse ano maravilhoso

Carioca da Gema com as Almeidas
Far Up e os novos Amigos do Ritmo
Far Up
Indo para o Badalo da Rocinha
Amigos do Ritmo na Quadra da Rocinha
Renascença Clube
Renascença Clube 
Antigamente
Escolha do Samba do Salgueiro
Escolha do Samba do Salgueiro 
Samba do Trabalhador
Cacique de Ramos
Samba Luzia
Trem do Samba
Trem do Samba
Beco do Rato
Pedra do Sal
Feijoada do Salgueiro e Formatura da Loucademia do Samba
Primeira Apresentação na Feijoada do Salgueiro
 É.. foi um ano e tanto! Desejo a todos um excelente 2013 e vamos festejar porque o Carnaval já está ai! Beijo grande a todos.





















Um comentário: