domingo, 30 de setembro de 2012

Portela e "O Mistério do Samba"

Se for falar da Portela, hoje não vou terminar!

Se o Salgueiro foi a primeira escola que me encantou quando cheguei no Rio de Janeiro, a Portela foi a primeira escola que me encantou desde quando comecei a gostar de música.

Dona da Velha Guarda mais bonita do Universo, a Portela encanta pela poesia, pela história e pelo carisma de seus compositores e artistas.

E quem nunca se emocionou ao ouvir Clara Nunes, Marisa Monte, Teresa Cristina, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Monarco, Candeia entre outros?

Embora eu tenha uma paixão e um carinho muito especial por essa escola, ainda não tive a oportunidade de ir até Oswaldo Cruz/Madureira. Hoje aconteceria a Procissão do Samba, mas infelizmente foi adiada para o dia 12 de outubro. Tenho certeza que não faltará oportunidade para conhecer o templo do samba. Nesse post quero citar alguns dos meus artistas favoritos que estão ligados a essa escola maravilhosa


Clara Nunes

A primeira delas não poderia ser outra: Clara Nunes - A Mineira Guerreira, filha de Ogum com Iansã. Foi uma das cantoras que mais gravou canções de compositores da Portela.


Monarco

Monarco é lider da Velha Guarda da Portela. Cantor e compositor conhecido pela linda voz e por um carisma encantador. Foram inúmeros os artistas que fizeram sucesso cantando as composições de Monarco. Já tive o prazer de ver alguns shows dele com a Velha Guarda. Sua especialidade são os sambas de terreiro. O mais famoso deles é "Passado de Glória" que já foi esquenta da agremiação em diversos anos.


Paulinho da Viola

Paulinho da Viola é padrinho da Velha Guarda da Portela e talvez o meu compositor favorito. "Antigamente era Paulo da Portela, agora é Paulinho da Viola." É assim que Monarco saúda em forma de samba os dois maiorais da Portela. Uma vez Paulinho colocou uma melodia em uma poesia de Herminio Bello de Carvalho feita para sua escola de coração: A Mangueira. O povo de Oswaldo Cruz ficou magoado e com ciúmes, e Paulinho compôs a linda canção "Foi um Rio que passou em minha vida"


Marisa Monte

Marisa Monte é a minha segunda cantora predileta. (A Primeira é Maria Bethania). Adoro praticamente todos os seus CDs. É uma excelente cantora de MPB e tem uma ligação muito forte com a Portela. Na minha opinião ela deveria lançar um CD só de samba. Das suas gravações de Samba, "Esta Melodia" merece destaque.


Teresa Cristina

Conheci Teresa Cristina quando um amigo me mostrou um CD duplo chamado "A música de Paulinho da Viola" Me apaixonei instantaneamente e já tinha comprado CD, DVD e ingressos para show. Fui em diversos shows dela em São Paulo e aqui no Rio tive o prazer de ve-la no Carioca da Gema.


O Mistério do Samba

E são tantos artistas, tantas composições que é necessário um livro, uma enciclopédia para falar da Portela. Não faltam documentários para isso. Quero compartilhar esse trabalho que deu origem ao CD Tudo Azul. O Mistério de Samba é de ver chorando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário